Aqui está a lista dos 10 melhores pratos que precisa de provar quando estiver a viajar pelo Japão. Sendo o sushi um prato óbvio, mas há tantos outros pratos deliciosos que você precisa provar enquanto estiver aqui. A melhor parte é que cada prato, na maioria das vezes, tem a sua própria reviravolta regional. O que significa que, uma vez encontrado um prato de que gosta, pode prová-lo numa região diferente para uma deliciosa rodada sobre o que provou originalmente.

1. Gyoza

Os gyozas são originalmente da China (chamados Jiaozi em chinês) e são agora muito populares também no Japão. Eles são reconhecidos como um alimento básico nas casas japonesas. Os gyozas também são chamados de potstickers. São normalmente feitos com cebolinho de alho, cebolinho chinês e carne de porco picada. Podem ser fritos (yakigyoza 焼き餃子), cozidos (suigyoza 水餃子) ou fritos profundos (agegyoza 揚げ餃子), de qualquer das formas, são deliciosos!

2. Sushi

O sushi é tipicamente peixe cru sobre o arroz vinagrado, mas há tantas variações, como o tipo de vinagre utilizado, vermelho ou branco. Pode ter lugares de gama baixa que servem “kaitenzushi” (sushi de correia transportadora), sushi bars de pé, ou sushi bars exclusivos de gama muito alta. O sushi é definitivamente um prato imperdível no Japão e é provavelmente o primeiro que vem à cabeça quando as pessoas pensam na cozinha japonesa.

3. Ramen

Embora seja originalmente um prato chinês, o prato foi introduzido no Japão e tornou-se um dos pratos principais da cozinha japonesa. Quando o Japão reabriu os seus portos em 1859, os restaurantes chineses começaram a instalar-se nas cidades portuárias. À medida que os japoneses se habituaram ao prato, começaram a acolhê-lo no paladar local. A diferença entre o ramen chinês e o japonês é o caldo de sopa. No Japão, ele é feito de cinco a quarenta ingredientes!
O próprio ramen é um prato de macarrão tipicamente feito com rebentos de bambu, ovos, chashuu (carne de porco), cebolinho e cebolinho.

4. Okonomiyaki

Okonomiyaki é definitivamente um alimento básico da cozinha japonesa e os viajantes gostam muito de o provar. Se nunca se provou, os japoneses tendem a ter dificuldade em explicar o que é; chamam-lhe “pizza japonesa”. Mas é mais uma mistura entre uma panqueca e uma omelete, recheada com todos os ingredientes que se gosta. Daí o nome お好み焼き “Okonomiyaki”: cozinha o que quiseres.

5. Tempura

Tempura (天麩羅/天麩羅) é um prato tradicional japonês feito com ingredientes como legumes e mariscos cobertos de massa e depois fritos em profundidade.
A Tempura é trazida de Portugal no final do dia 16, quando os missionários e comerciantes portugueses residentes em Nagasaki, cidade do sul do Japão, tentaram fazer bolinhos fritos. O método de usar massa e ingredientes para fritar foi popularizado primeiro em Nagasaki, e depois Edo (hoje chamado Tóquio). Especialmente em Edo, tornou-se muito comum devido à abundância de frutos do mar na baía de Tóquio. Hoje em dia, a moda da tempura é baseada no estilo Tokyo (estilo Edo), que foi inventado na loja de comida de rua perto de um mercado de peixe. Edo é também o local que inventou o molho de imersão para a tempura.

6. Soba

O Soba é feito com farinha de trigo mourisco e é uma alternativa muito saudável à farinha de trigo. Os restaurantes Soba oferecem diferentes tipos de massas de soba, desde 50% a 100% de farinha de trigo mourisco. A farinha de trigo mourisco é saudável porque é uma boa fonte de nutrientes, tais como tiamina, ferro, fibras, proteínas e manganês. Pode ser servida quente ou fria com “dashi” (caldo de peixe).

7. Yakitori

O Yakitori 焼き鳥 (frango grelhado no espeto) é um prato obrigatório em termos de cozinha japonesa. Normalmente servido em pequenos restaurantes, encomenda muitos tipos diferentes de espetos que pode partilhar com os seus amigos. Num ambiente de convívio, partilhando algumas risadas com os seus vizinhos, e tomando algumas cervejas, o yakitori é normalmente uma experiência divertida.

8. Unagi

Unagi é a palavra japonesa para enguia de água doce. É um tipo de iguaria que tem sido realmente popular durante séculos, e a cozinha tem permanecido muito autêntica. Para uma experiência gastronómica japonesa quintessencial, é preciso provar unagi. É particularmente popular no Verão porque se diz que ajuda com o “natsubate” (estar cansado devido ao calor do Verão).

9. Yakiniku

Yakiniku 焼肉 significa simplesmente carne grelhada, mas normalmente refere-se a carne de bovino grelhada sobre um pequeno churrasco colocado no centro da mesa. É uma actividade de grupo muito divertida. Você pede muitos pratos de carne, que chegam crus à sua mesa e que você grelha sozinho. O Yakiniku é perfeito com uma bela cerveja fria, mas alguns restaurantes modernos também a emparelham com vinho tinto.

10. Shabu-Shabu

Shabu shabu しゃぶしゃぶ é um tipo popular de prato japonês de panela quente. O nome único veio da forma como se come os ingredientes são submersos na sopa de alga à base de dashi. É uma espécie de onomatopéia japonesa. O ingrediente principal é carne cortada em fatias finas, normalmente carne de vaca ou de porco, por vezes também frango. Também se pode comer com diferentes tipos de legumes e estes vêm com vários molhos de imersão.